terça-feira, 15 de outubro de 2013








JOGO DA MEMÓRIA

Conjunto composto por 40 peças confeccionado em material de madeira ou cartonado pode ser jogado em dupla ou em pequenos grupos.
A professora ou crianças coloca as figuras viradas para baixo que são pinçadas uma a uma formando par, o primeiro inicia desvirando duas figuras se formarem par o jogador retira da mesa guardando com ele até o final do jogo, se não formar, o jogador volta novamente às figuras parta baixo e o jogo continua até acabarem as figuras sobre a mesa, o vencedor, é aquele que no final do jogo tiver maior número de pares.
O jogo da memória é um importante instrumento de aprendizagem, já que estimula o raciocínio lógico e a capacidade de memória do cérebro da criança, quando ela brinca com o jogo da memória consegue raciocinar mais rápido e fica com sua capacidade de memorização mais aguçada,isso porque estimula para que o aluno fique atento aos números quantidades e imagens que fazem parte do jogo.
O professor pode aproveitar esse jogo para realizar várias intervenções trabalhar as cores, perguntar para a criança o nome da cor se a criança não souber ela informa sempre que realizar esse jogo até a criança aprender, as imagens perguntarem se as imagens são iguais, se a quantidade corresponde ao numeral, o professor deve falar o nome do número que o jogador desvirar. 


8 comentários:

  1. Com certeza colega Zezé, o jogo de memória é um recurso pedagógico que desenvolve a aprendizagem, não só de alunos com DI, mas também de alunos sem deficiências, pois o mesmo pode estimular o raciocino e a memória das crianças, deve ser trabalhado no AEE e na sala de aula comum.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns colega,
    O jogo de memória serve para estimular à lógica do aprender do aluno, ajuda o aluno a ficar atento buscando soluções para resolver o jogo e também ele interage com os colegas estimulando o seu aprender através da parceria.

    ResponderExcluir
  3. Colega, o jogo da memória é um excelente recurso didático que favorece o desenvolvimento da percepção e atenção. Contribuindo assim para uma melhor aprendizagem.

    ResponderExcluir
  4. Zezé, De acordo com Brenelli (1996) o jogo é importante para o desenvolvimento físico, intelectual e social do ser humano e vem ampliando sua importância deixando de ser um simples divertimento e tornando-se a ponte entre a infância e a vida adulta. Seu uso é favorecido pelo contexto lúdico, oferecendo à criança a oportunidade de utilizar a criatividade, o domínio de si, à afirmação da personalidade, o imprevisível. O que agrada a criança são as dificuldades e
    o desafio a ser vencido. Através dele, a criança aprende o que é uma tarefa, a organizar-se e a aceitar o código lúdico, com um contrato social implícito.

    ResponderExcluir
  5. Este jogo é bastante relevante para promover a aprendizagem de crianças com DI,haja vista que o jogo da memória estimula a crianças a pensar nas possibilidades de em que lugar esta o algarismo solicitado.Sem falar que a partir dele é possivel sugerir diversas atividades como:identificar quantidades,sequência numérica,gráficos e registro da regra do jogo, seja escrito ou oral.

    ResponderExcluir
  6. Olá Zezé,
    Excelente esse jogo pois possibilita que o professor faça várias intervenções, além de desenvolver o raciocínio, a capacidade de memorização também contribui com a socialização.

    ResponderExcluir
  7. consegui colega!
    Gostei do seu jogo, mas como adquiri-lo? Vem na caixa de jogos da SRM?
    ou toda escola pode tê-lo?

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Insisto em dizer que ainda falta muito dentro das nossas escolas a valorização do jogo para estimular o aprendizado dos nosso alunos!
    []s

    ResponderExcluir