O recurso da Tecnologia Assistiva
Aranha mola é produzido com um arame, onde os dedos e o lápis, caneta ou
pinceis são encaixados, esse recurso facilita a escrita, desenhos e pinturas, seu
objetivo é auxiliar e estabilizar os movimentos das pessoas com deficiência física.
Segundo Sartoretto e Bersch “Atecnologia
Assistiva é uma área do conhecimento e de atuação que desenvolve serviços, recursos
e estratégias que auxiliam na resolução de dificuldades funcionais das pessoas
com deficiência e na realização de suas tarefas.”
É através do uso dos recursos da
Tecnologia Assistiva que o aluno com deficiência terá capacidade de realizar
suas atividades escolares com autonomia e sucesso, para que esses alunos
utilizem esses recursos é necessário que o professor de AEE tenha competência
de identificar quais as necessidades e habilidades dos mesmos junto com a
professora de sala comum para ficar sabendo quais as atividades propostas e
seus objetivos educacionais, para melhor escolher os equipamentos que serão
utilizados.
Colega,
ResponderExcluirRealmente é importante a sensibilidade e a competência do professor do AEE na articulação com o professor da sala comum para trabalharem com o aluno com deficiência, recursos de tecnologia assistiva(caso este necessite)Com certeza ele terá bons rendimentos.
Oi Zezé! Fiquei muito interessada no seu recurso, pois acho que ele se adapta á necessidade do meu filho... ele não tem muito controle... tem movimentos involuntários e sem coordenação, pelo pouco conhecimento que tenho parece o ideal.
ResponderExcluirParabéns colega,
ResponderExcluirSabe-se que esses recursos possibilitam uma autonomia ao deficiente, melhorando assim sua vida tanto família como educacional.
Com certeza o professor desempenha um papel importantíssimo no processo de aprendizagem de seus alunos, é ele quem está trabalhando diretamente com o aluno, quem identifica suas necessidades, e reconhece quais os recursos mais viáveis para auxilia-lo em suas atividades, proporcionando ao mesmo uma participação mais ativa no processo de ensino aprendizagem, tornando-o mais independente.
ResponderExcluirCom certeza um recurso muito interessante e de grande valia nesse processo de adaptação ao mundo...valeu de verdade pela dica!!!!
ResponderExcluirola Zezé! esta atividade nos possibilitou a indentifcar a diversidade de recursos que podemos utilizar para promover vidas indepente e inclusao ao nossos alunos. Muito interessante o seu recurso, pois tenho aluno com dificuldade de coodernaçao motora fina e este pode ser um dos recursos que possa contribuir para que o aluno desenvolva a escrita com mais habilidade.
ResponderExcluirOI colega o recurso que escolheste para socializar com seus amigos de blog é muito bom e auxilia muito na escrita de pessoas com dificuldades em segurar o lápis ou objetos...
ResponderExcluirOlá Zezé, esse é um recurso de baixo custo que pode ajudar muito na resolução de atividades escolares.
ResponderExcluirCom certeza, esse é um recurso de baixo custo e que realmente ajuda às pessoas que tem comprometimento motor. A publicação no meu blog também foi referente a este recurso.
ResponderExcluirMaria José, carinhosamente chamada por todos de Zezé a aranha mole além de ser um facilitador da escrita é um receptor de lápis ou caneta cujo objetivo é reeducar, estabilizar ou auxiliar o movimento da escrita, controlando a atividade de pinça com realinhamento articular. Disponível em 3 tamanhos (P,M,G). Indicado para casos de paralisia cerebral, AVCs, pós operatório do polegar, tendinites, lesão medular e outros, onde se deseja facilitar, reeducar ou substituir a preensão necessária para a escrita, conforme o módulo de Atendimento Educacional
ResponderExcluirEspecializado em Defi ciência Física cujos autores são Carolina R. Schirmer, Nádia Browning, Rita de Cássia Reckziegel Bersch e Rosângela Machado.
Olá!
ResponderExcluirVisitando os blogs o que percebi é que os recursos apresentados são simples e de uma funcionalidade impressionante.
Parabéns pelo texto! Muito claro.
[]s